Câmara de Ananindeua prestará homenagem aos/as assistentes sociais em sessão solene no dia 25 de maio 2023


O dia 15 de maio é o “Dia do Assistente Social”, a data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais,  que regimentam as atividades da classe. Este ano de 2023, em que o Serviço Social celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993), o Conjunto CFESS-CRESS lança como tema comemorativo do  15 de maio, Dia da/o Assistente Social, o mote: Serviço Social, necessário para o Brasil. Num contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é fundamental fazer a defesa das atribuições e das competências profissionais de assistentes sociais, para que sociedade reconheça o nosso trabalho e a população tenha acesso a serviços de qualidade. No Pará são mais 15 mil inscritos no CRESS-PA( Conselho de Classe), que sofrem com a precarização da formação, baixos salários, falta de concurso público, número de IES que precisam de regulamentação para funcionar como polos, falta de estágio supervisionado, falta de fiscalização, formação continuada muitos são alguns dos desafios enfrentados pela categoria. De acordo com o vereador Breno Mesquita( PV) autor do pedido que homenageia o/as assistentes sociais: “Estes profissionais prestam relevantes trabalhos para a sociedade, e para o governo na construção do estado democrático de direitos, das políticas públicas  e na defesa da dignidade humana”, lembra que o Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”. Isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. È uma profissão importantíssima para a sociedade, e a Ananindeua sabe disso, são profissionais que se inserem nas mais diversas áreas: saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça etc. Com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, atuam nas relações entre os seres humanos no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços. Nesta casa de leis, temos 2 projetos de leis que tramita em defesa dos assistentes sociais e do serviço social, como: PROJETO DE LEI 68/2019 “ Institui o projeto de lei que trata da inserção de Assistentes Sociais nas Escolas Municipais e Centros de Ensino Infantil no Município de Ananindeua”, e  PROJETO DE LEI 01/2019 “Institui o piso salarial para os/as Assistentes Sociais do Município de Ananindeua, Estado do Pará”. De acordo com o Vereador Breno Mesquita:

O evento tem como objetivo, além da homenagem, discutir junto à categoria temáticas relevantes ao exercício profissional que este ano (2023),  o Serviço Social celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993), o  Conjunto CFESS-CRESS, tem como tema coo mote: Serviço Social, necessário para o Brasil!. Reconhecimento merecido, concluiu o vereador Breno.

Evento acontece: Dia 25.05.2023 ( Quinta-feira) -Horário:09hs-Local: Associação Empresarial de Ananindeua à ACIA- Endereço: R. José Marcelino de Oliveira, 399 - Centro, Ananindeua - PA, 67030-170

 

 

 

 




Comentários

  1. Como assim??? O pior salário do Brasil para AS é pago pelo Município de Ananindeua. Espero que essa Lei saia da gaveta .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!Obrigado pela sua visita no Blog dos Assistentes Sociais do Pará

Postagens mais visitadas