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“Toda escola deve desenvolver seu plano PPP”
No caderno “Proposta Político-Pedagógica (PPP)” são apresentados conceitos e sugestões para o entendimento sobre relações e construção do conhecimento e dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O material busca explicar quais meios e metodologias são adotadas por instituições de ensino. Além disso, o plano aborda questões sociais ligadas à educação e aprendizado. O caderno aborda, ainda, temas como medidas socioeducativas, educação social e desenvolvimento da escola, família e da comunidade.
“O processo de aprendizado deve ser uma via de mão dupla, autonomia e liberdade”
O caderno “Práticas e Vivências” traz orientações para equipes de profissionais que trabalham na formação de crianças e adolescentes, atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A publicação destaca a importância da formação para o domínio da proposta pedagógica, entre outros pontos importantes. A relação entre educador e educando também ganha destaque, pois dessa relação se constrói um ambiente de ensino saudável.
“Novas configurações familiares e seus desafios”
Já o caderno “Referências/Subsídios” traz à tona a questão da formação da criança, da passagem de um estágio para outro, o crescimento e o desenvolvimento em meio à sociedade. Desta forma, o texto cita o quão relevante é que o educador tenha consciência e sensibilidade ao trabalhar com a infância e a adolescência. Ao longo da publicação, há capítulos destinados à participação da família na formação e desenvolvimento da criança e do adolescente, visto que grande parte das violações de direitos dos jovens envolvem direta ou indiretamente os familiares e têm ligação com a convivência familiar.
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Fonte:Promenino Fundação Telefônica.
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