Ato no COL Rio2016 chama atenção para vítimas da violência policial



Ativistas da Anistia Internacional realizaram esta manhã um ato simbólico e pacífico em frente a sede do Comitê Organizador da Olimpíada, no centro do Rio. Quarenta sacos fúnebres, representando o total de mortos pela polícia na cidade no último mês de maio foram dispostos na calçada e um ofício foi protocolado informando que mais de 120 mil pessoas de mais de 15 países já assinaram uma petição internacional por uma política de segurança pública que respeite os direitos humanos. As mortes registradas em maio representam um aumento de 135 % em relação ao mesmo período do ano passado.
O Comitê Organizador Local (COL) integra a Comissão de Segurança para a Rio 2016. Juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça, o COL responde pelas operações de segurança pública relativas ao período pré, durante e pós Jogos.
“O Comitê Organizador Local, encarregado do megaevento, tem responsabilidade compartilhada sobre as operações de segurança e consequentes violações de direitos humanos praticadas por agentes do estado no contexto da realização dos Jogos”, afirma Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional. “Consta do mandato do COL garantir que as práticas de segurança estejam alinhadas com os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência e que sejam aplicados os protocolos internacionais de uso da força e de respeito aos direitos humanos”. 

Fonte: https://anistia.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas