Assistentes Sociais que fazem a diferença, Por Maria Auxiliadora-Paragominas/PA



  Por:  Maria Auxiliadora Carvalho Cabral, Assistente Social CRESS 6557


Sou assistente social, com atuação na área de saúde pública. Percebi minha vocação para a área social, quando trabalhei no Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, onde trabalhava no Serviço de Tratamento Fora de Domicilio - TFD nos anos de 2007. Depois da minha atuação na SESMA Belém, fui para o Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde do município de Ananindeua, como chefe de gabinete da direção.  Nos anos de  2007 e 2008 atuei  na  Secretaria de Governo do Estado do Para - SEGOV, Câmara Setorial de Políticas Sociais, com assessora do Serviço Social, tendo permanecido ate o ano de 2009, quando fui nomeada assessora da Secretaria Estadual de Saúde.  Na Secretaria de Governo - SEGOV, participei de varias ações de promoção social como: a revitalização da Colônia do Prata, para reinserção de hansenianos na sociedade, ações de combate ao escalpelamento nos rios do Para (acidente do motor), capacitação de batedores de açaí, em boas praticas, e coordenação do Programa Rios de Saúde, que era realizado em parceria com a Marinha do Brasil , para levar ações de saúde e cidadania a regiões ribeirinhas de municípios de difícil acesso.  .
Na Secretaria Estadual de Saúde, continuei no Programa Rios de Saúde, tendo coordenado um total de 12 ações. Sou graduada em Serviço Social, CRESS 6557 , na Universidade Luterana do Brasil -ULBRA.Com especialização em Saúde publica,Escola Nacional de Saude Publica.Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz-ENPS/FIO CRUZ e cursando especialização Educação permanente  em saúde em Movimento pela FIO CRUZ ,parceria com o Ministério da Saúde.
No ano de 2011voltei a trabalhar na SESMA Belém, como assessora do Núcleo de Saúde Mental. Em 2012 fui nomeada Secretaria Municipal de Saúde do município de Monte Alegre, no Para. Posteriormente trabalhei no município de Aurora do Para, no Departamento de Regulação. Em 2013 Trabalhei no Departamento de marcação de consultas, reestruturei a Ouvidoria em Saúde do município de Bragança e Augusto Correa.
  Atualmente estou exercendo minas atividades no município de Paragominas.
Considero que a realização do Projeto na Câmara Municipal de Paragominas na aérea do Serviço Social é uma oportunidade ímpar, não somente para possibilitar a troca de experiências, mas como um momento de construção coletiva de estratégias que permitam o aperfeiçoamento das práticas de gestão..

Serviço Social

É uma PROFISSÃO interventiva de caráter sócio político que busca diminuir as desigualdades sociais. Busca a preservação de defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada.Através da intervenção investigativa e análise de realidade social junto de um instrumental científico e multidisciplinar.

O Serviço Social na Câmara Municipal de Paragominas -Pará consiste no acolhimento, orientação, encaminhamento, avaliação sócio econômica, visita domiciliar e estudo de caso (quando necessário). Buscando detectar as demandas sociais existentes a partir do relato das situações vivenciadas pelo cidadão que procura os serviços prestados, é feito orientação e articulações junto das redes de serviços e acionados órgãos competentes.

O serviço Social revela ser um importante recurso das autarquias na criação das políticas sócias locais, na medida em que o assistente Social, ao conhecer o território e intervir mais próximo dos cidadãos, pode propor programas de desenvolvimentos local, adequados aos interesses da população. No caso particular da Câmara de Paragominas, refletiu-se sobre a pratica da assistente Social e evocaram-se as políticas sócias por esta planeadas e desenvolvidas, revelando o seu contributo para o desenvolvimento social das políticas publicas implantadas no município.




O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) promoveu hoje uma palestra sócio-educativa na academia de saúde do município de Ipixuna do Pará sobre à importância da Qualidade de Vida dos Idosos, entrega do Estatuto do Idoso, entrega dos exames bioquímicos e orientações nutricionais. O nosso objetivo foi esclarecer todas as dúvidas e dificuldades enfrentadas diariamente pelos idosos em relação aos seus BENEFÍCIOS e DIREITOS. Fonte: Denise Rodrigues




Nosso Agosto Dourado, mês de incentivo ao Aleitamento Materno. Nossa equipe da USF PA Candirú novamente arrasando nos eventos. Quero agradecer a equipe da Secretaria de Saúde de Ipixuna do Pará e as coordenadoras da Atenção Basica Niege Zucolotto e Cybelly Pinheiro que nos deram total apoio para a execução deste trabalho. Um abraço especial para nossas parceiras Denise Rodrigues e Auxiliadora Cabral que como sempre vieram pra somar . Fonte: Fran Castro




Ao lado do diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata.







Em visita (24/03/16) ao Hospital de Câncer de Barretos, ao lado dos vereadores de paragominas, onde participou da comemoração aos 54 anos de existência do Hospital que se tornou pioneiro no tratamento de câncer no interior, assim como participou da  inaugurou do Pavilhão “Fernando & Sorocaba”, o espaço contará com serviços  de prevenção de câncer do colo do útero.Somente no ano de 2015, foram realizados cerca de 160.000 testes de Papanicolau com atendimento de 98% dos casos que necessitavam de investigação na região de Barretos. “Atualmente, 80% dos diagnósticos são realizados em fases iniciais graças ao programa de prevenção, o que confere às mulheres atendidas mais de 95% de chances de cura”.

Alumas das informações teve como fonte:  

http://jornalcidadesonline.com.br/site/2016/03/hospitalinaugura-pavilhao-fernando-sorocaba-e-comemora-54-anos/


Comentários

Postagens mais visitadas