Declaração a Favor da Perspectiva de Gênero

Resultado de imagem para trabajo social FITS

 
Como Presidente da FITS da Região da América Latina e do Caribe, bem como uma mulher e assistente social especializado em questões de gênero, desejo manifestar minha profunda preocupação com a revogação da Circular No. 19214/2015 Como o parágrafo 9 das Diretrizes Gerais que se referem à política pública de Equidade de Gênero do Departamento de Educação de Porto Rico. 
Sem dúvida, esta ação envolve uma enorme regressão em termos de equidade entre os gêneros e afeta profundamente o sistema democrático. Uma vez que, a (s) questão (s) do género não se referem apenas às mulheres, mas fundamentalmente aponta para a construção de sociedades mais justas, mais democráticas, mais equitativas e menos violentas. 
Perspectiva de Gênero na esfera educacional é crucial na época de educar as crianças de ambos os sexos de uma perspectiva de direitos para processos de democratização as relações sociais; De construir estereótipos de gênero e prevenir situações de violência de gênero - não apenas nos contextos familiares, mas também em todos os ambientes interpessoais onde as mulheres estão presentes. 
A perspectiva de gênero é um pré-requisito essencial para alcançar a equidade de gênero em termos de condições e oportunidades iguais para todos, para que possamos nos desenvolver plenamente como seres humanos na sociedade. Portanto, ir contra esse princípio democrático implica validar e sustentar atitudes patriarcais - entendidas como a manifestação institucionalizada da dominação masculina sobre as mulheres e as crianças na família, com a conseqüente extensão do domínio dos homens sobre as mulheres na sociedade. Na realidade, o patriarcado é um sistema de opressão e dominação construído por e para os homens. Ela derrota uma ordem social baseada na inferioridade fictícia atribuída historicamente às mulheres em relação aos homens. Ou seja, o patriarcado é a condição prévia para justificar a violência baseada no gênero e os homicídios baseados no gênero em nossas sociedades. 
Ser contra de educar os nossos filhos a partir da Perspectiva de Gênero, implica ser cúmplices de um sistema que oprime, explora, tortura e viola as mulheres e meninas. Esta é a razão da minha profunda preocupação e da minha rejeição total a esta medida que está apontando e cometendo um ultraje contra o sentido da democracia num país democrático. Esta decisão tomada pelos funcionários da Educação de Porto Rico está condenando as gerações presentes e futuras ao sofrimento subjetivo e à morte como o resultado final ea máxima expressão desta ordem patriarcal. 
Como assistentes sociais não podemos ficar calados sobre este tipo de decisões que violam os princípios básicos que são pilares fundamentais da nossa profissão: a democratização das relações sociais, a justiça social, o pleno exercício da cidadania e o reconhecimento dos Direitos Humanos. 
Assim, gostaria de me associar e apoiar todas as ações e medidas tomadas pelo Chartered Institute of Social Workers de Porto Rico, liderado pelo seu Presidente Dr. Larry Alicea Rodriguez, que também é vice-presidente da IFSW América Latina e do Caribe Região . Meus pensamentos e apoio estão com todos vocês. 
Somente a equidade de gênero fará a diferença !!!

Dra. Silvana Martínez 
IFSW Presidente da Região da América Latina e do Caribe

Comentários

Postagens mais visitadas