Encontrar artigos: MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIOSIDADE: a atuação da Pastoral Social do bairro do Icui-Guajará- Ananindeua/ PA



MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIOSIDADE: a atuação da Pastoral Social do bairro do Icui-Guajará- Ananindeua/ PA. Sintia Luz/ Profº Drº Claudio Cruz




RESUMO


O artigo discute a relação entre movimentos sociais e religiosidade tendo como protagonista a Pastoral Social no bairro do Icuí. Não adentra, na polêmica de que religião é ópio do povo, partindo de reconfigurações do envolvimento de religiosos na vida política, em especial, na sua interação com movimentos sociais. As comunidades eclesiais de base, muitas delas nos tempos atuais vitalizam a teologia da libertação. O suporte analítico documental foi na perspectiva critico dialética acrescida de reflexões derivadas do autor Walter Benjamin e em entrevistas com lideranças comunitárias e religiosas, buscando exemplificar que religiosos podem fazer a diferença na transformação social.

1.    INTRODUÇÃO


Movimentos sociais são fenômenos que foram largamente estudados nas décadas de 50 e 60. Gonh (2003), em sua obra faz resgate das principais concepções relativas ao conceito. Apresenta um divisor de águas entre duas naturezas de movimentos: reforma e de transformação. Os que apresentam maior criticidade, desde posições marxistas até os chamados novos movimentos sociais são os da perspectiva da transformação social. Tem caracteres bem diversificados, apontando para valorização da cultura, ações em rede, inserção de novos atores, etc. E nesse particular de inserção de novos atores, que se situa a interação com religiosos.
O foco do estudo está na interação religiosidade e movimentos sociais. O cenário empírico para realização do estudo foi à participação da Pastoral Social do bairro do Icuí Guajará, município de Ananindeua-Pará. Não houve uma atenção temática de oposição a tese de ortodoxos marxistas de que religião é o “ópio do povo”. Apenas se discute o contributo possível de religiosos para o processo de transformação. Não se trata de desejos, existem fatos reais que ilustram a qualidade dessa contribuição que buscamos discutir nesse trabalho. A exemplo disso, temos a teologia da libertação e seus derivados.
Nesse sentido, a motivação quanto à temática deve-se ao fato de também ser moradora do bairro e integrante da Pastoral, desse modo levantou-se o seguinte questionamento: qual a contribuição do trabalho desenvolvido pela Pastoral Social no bairro do Icui junto aos movimentos sociais. Diante dessa pergunta desenvolveu- se uma pesquisa que resultou em um trabalho de conclusão de curso. Os instrumentais utilizados para obtenção de dados foram entrevistas e análises de documentos da instituição escolhida.




Comentários

Postagens mais visitadas